Caminhão e ônibus do BRT colidem na Avenida das Américas, no Rio

27/03/2014 11:43

Caminhão e ônibus do BRT colidem na Avenida das Américas, no Rio

Acidente aconteceu no sentido Alvorada da via, em Guaratiba, Zona Oeste.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.

 

Daniel Silveira

Do G1 Rio

Acidente entre BRT e caminhão na Avenida das Américas (Foto: Daniel Silveira/G1)

Um ônibus do BRT e um caminhão bateram na saída do Túnel da Grota Funda, na Avenida das Américas, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, por volta das 8h10 desta quinta-feira (27). O caminhão envolvido na colisão acabou tombando. Segundo bombeiros, 32 pessoas ficaram feridas no acidente, que aconteceu no sentido Alvorada. A maioria das vítimas sofreu lesões leves.

Bombeiros dos quartéis do Recreio dos Bandeirantes, da Barra da Tijuca, de Jacarepaguá e da Barra de Guaratiba foram acionados para atendimento no local. Após a colisão, o Túnel da Grota Funda ficou interditado entre as 8h42 e 8h53. Durante o período, o tráfego era desviado para a Serra da Grota Funda. De acordo com o Centro de Operações Rio, agentes da CET-Rio orientavam os motoristas na região às 8h55.

Vítimas de acidente entre BRT e caminhãoi aguardam atendimento no Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)

Às 10h, algumas vítimas ainda aguardavam

atendimento no Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)

 

As vítimas foram levadas para os hospitais Pedro II, em Santa Cruz; Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca; e Rocha Faria, em Campo Grande – todos na Zona Oeste. Às 10h, as últimas vítimas ainda aguardavam remoção.

Em nota oficial, o Consórcio BRT atribuiu o acidente a uma manobra irregular feita pelo caminhão, cuja placa era de São José dos Campos (SP). No momento da manobra, a carreta foi atingida pelo ônibus articulado, que fazia o trajeto Pingo D'Água-Salvador Allende, na Zona Oeste. Segundo o BRT, equipes operacionais acompanhavam a retirada dos dois veículos da via e aguardavam o trabalho da perícia.

'Ele foi o herói', diz passageira sobre motorista

A técnica em atendimento de vendas Mirian da Costa Carreira, de 24 anos, afirmou que o motorista do BRT, Eduardo Murilo Ferreira, de 36 anos, salvou todos os passageiros da morte.

"Ele gritou 'segura', o que deu pra gente se proteger de alguma forma. Ele foi o herói da gente hoje", contou. "Mesmo ferido, ele ainda abriu a porta pra gente descer", completou. Hoje seria o primeiro dia de trabalho dela no novo emprego e lamentou o ocorrido, embora se dizendo aliviada por ter sofrido apenas uma pancada na cabeça. "

De acordo com o inspetor da Transoeste Nilton Guimarães da Silva, de 52 anos, Eduardo é um motorista experiente e fez a curva no retorno junto com o caminhão assim que percebeu a manobra irregular. "Se ele não faz, iria bater de frente e tombar o BRT. Muita gente poderia ter morrido", afirmou.

"Foi terrível. Eu fiquei muito nervosa na hora e desesperei pensando que o caminhão ia explodir, porque vazava muita gasolina. Os gritos de desespero dos passageiros eram assustadores", contou a doméstica Solange Barbosa de Carvalho,de  53 anos. Ela disse que havia mulheres grávidas e crianças no BRT "anda sempre lotado e a gente vai nele como se fosse sardinha", reclamou.

Retorno proibido Logo na saída do túnel da Grota Funda, há duas placas indicando o retorno proibido no acesso. "A gente tinha que voltar para a Grota Funda. Daí, falei com o motorista 'se tiver limpo vamos entrar [no retorno], mas ele não viu o ônibus", contou o ajudante Maurício da Silva, de 58 anos. Ele, que é carioca e conhece o trajeto, disse que não conhece o motorista, que é do interior paulista."Ele me pegou às 6h no km 1 da [Via] Dutra. Não chegamos a conversar direito", disse.

 

O condutor, cuja identidade não foi informada pelos policiais que estavam no local do acidente, reclamava dores no peito. No entanto, não havia confirmação se ele foi encaminhado para algum serviço médico. A PM contou que ele seria conduzido à 42ª DP (Recreio) para prestar depoimento. Até as 10h50, ele ainda não havia chegado na unidade policial.

(Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre.)

Bombeiros dos quartéis do Recreio e da Barra da Tijuca foram acionados para o acidente. (Foto: Reprodução/TV Globo)