Confira a receita do peru de Natal de Ana Maria Braga

22/12/2013 12:37

Confira a receita do peru de Natal de Ana Maria Braga

Receita de peru Ana Maria Braga
Usar bastante manteiga é uma das dicas para que a ave fique bem suculenta/Flickr
Ana Maria Braga aposta na marinada com suco de laranja para amaciar a carne do peru.

Ingredientes:

1 peru (com  mais ou menos 4 ou 5 kg)
Tempero adobo a gosto
1 garrafa de vinho tinto seco
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
200g de croutons
sal e pimenta do reino a gosto
2 cebolas em rodelas grossas (para forrar a assadeira)

Ingredientes para o tempero adobo:
12 pimentões verdes
½ xícara (chá) de vinagre branco
2 xícaras (chá) de água
¼ colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias
5 dentes de alho
Cominho a gosto
4 xícaras (chá) de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
¼ xícara (chá) de suco de laranja
¼ xícara (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de pimenta do reino preta moída a gosto

Modo de preparo tempero adobo:
Toste os pimentões verdes diretamente na boca do fogão até que fiquem marrons escuro, virando de vez em quando para não queimar
Coloque os pimentões tostados em uma panela e adicione a água e o vinagre. Leve para ferver e deixe reduzir e cozinhar por 10 minutos Transfira essa mistura para um processador e processe até virar um purê. (Se necessário adicione 2 colheres de sopa de água para que fique uma pasta macia). Reserve.

Aqueça o azeite em uma panela média, salteie a cebola até que fique marrom (8 a 10 minutos). Junte o alho e doure levemente para soltar o aroma. Depois, adicione o cominho e cozinhe mais 1 minuto. Incorpore o caldo de galinha e a pasta de pimenta (reservada acima). Leve para ferver, deixe reduzir enquanto cozinha por 20 minutos.

Neste meio tempo, misture o açúcar mascavo, os sucos de limão e laranja, o extrato de tomate, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Adicione a mistura de pimentões da panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Montagem do peru:
Pegue o peru e passe o tempero adobo por dentro e por fora do peru. Coloque o peru dentro de um saco plástico grande e despeje 1 garrafa de vinho tinto seco. Deixe marinando a noite toda.

Em uma frigideira faça uma farofa com 2 colheres (sopa) de azeite, doure 2 dentes de alho amassados e 1 cebola picada. Assim que estiverem dourados, adicione 200g de croutons e salteie a frigideira para pegar sabor. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

No dia seguinte, retire o peru da marinada, recheie com a farofa de croutons e costure o peru com agulha grande e barbante, para que o recheio não saia. Aproveite e amarre as pernas do peru para que ele fique mais bonito na hora de servir.

Em uma assadeira grande, forre o fundo com cebola, fazendo uma cama. Embale o peru com papel alumínio, dando 5 voltas e fechando bem o papel no peru.

Coloque sobre a cama de cebola e leve ao forno pré-aquecido a 180°C a 200°C por 5 horas. Depois deste tempo, retire o papel alumínio,  veja se o peru está cozido e deixe dourando por mais 1 hora, sempre tomando o cuidado de não deixá-lo queimar.