Jacutinga tem o primeiro caso de Dengue confirmado.

28/04/2014 19:20

Jacutinga tem o primeiro caso de Dengue confirmado.

Foi confirmado o primeiro caso de dengue IMPORTADA em Jacutinga, ou seja, que reside em nossa cidade e que viajou a Campinas e após uma semana do retorno apresentou sinais e sintomas compatíveis, em 09/04/2014 após consulta com médico do ESF foi coletada a sorologia que constatou dengue e foi classificada como clássica.

Vale ressaltar que casos importados são esperados, frente a uma epidemia que Campinas e região vêm vivenciando; porém, não temos casos autóctone, ou seja, que são dados a partir de vetores (mosquitos) que habitam em nosso município.

O caso é de uma mulher de 45 anos que passa bem. Foi realizado “fumacê” no local num raio de 300 metros a norte, sul, leste e oeste da residência da paciente. Este processo é realizado sempre que aparece um caso suspeito, visto que reduz a quantidade de mosquito adultos que possam a picar a pessoa doente e após cerca de doze dias transmitir a doença à outras pessoas. O resultado da sorologia leva cerca de sete dias após seu envio à Macro Regional e é importante para dados epidemiológicos, visto que o tratamento e o “fumacê” acontecem mesmo antes do diagnóstico laboratorial ser apresentado. Estamos controlando caso a caso e estaremos passando À população todas as noticias pertinentes.

Ainda descartamos suspeitos casos de pessoas que apresentam sinais e sintomas e não tenham viajado na última semana para área endêmica. Qualquer pessoa que tenha viajado e apresente sinais e sintomas da doença, lembrando que febre por mais de sete dias descarta-se diagnóstico para dengue, pode procurar as UBS – Unidades Básicas de Saúde, do seu bairro ou o Pronto Atendimento quando residir fora da área de abrangência dos ESF’s.

Sinais e Sintomas da dengue

 

 Dengue clássica:

·  Febre alta (39° a 40°), de início abrupto,

 

·  Cefaléia (dor de cabeça),

·  Mialgia (dor nos músculos),

·  Prostração (desânimo),

·  Artralgia (dor na articulação),

·  Anorexia (falta de apetite),

·  Astenia (fraqueza),

·  Dor retro-orbital (dor atrás dos olhos),

·  Náuseas,

·  Vômitos,

·  Exantema (vermelhidão)

·  Prurido cutâneo (coceira),

·  Hepatomegalia (aumento do fígado) dolorosa pode ocorrer.

            A dor abdominal generalizada pode ocorrer principalmente nas crianças. Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. A doença tem uma duração de cinco a sete dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

ENFª. MARIANA MENOGINI

Responsável pela Epidemiologia