Ouro Fino-MG

06/02/2012 19:03

Ouro Fino, MG

Ouro Fino é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 28.812 habitantes.
Ouro Fino está numa região montanhosa, pertencente à serra da Mantiqueira, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 800 e 1600 metros (sede municipal a 908 metros de altitude). Seu clima é tropical de altitude, com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Temperatura média anual de 18C, com máximas de 34ºC no verão e -2ºC no inverno.
Os mais de 28800 habitantes são basicamente de origem italiana, assim como em todo o sul mineiro.
Ouro Fino está localizado próximo a grandes centros urbanos, distando 190 quilômetros de São Paulo (via Fernão Dias), 130 quilômetros de Campinas e 58 quilômetros de Pouso Alegre. Localiza-se próximo ao circuito das águas paulista, estando a 40 quilômetros de Águas de Lindóia e 55 quilômetros de Serra Negra.

  

 

Localizado no sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, Ouro Fino tem suas belezas naturais, trilhas, picos e rios. Onde é realizado atividades de esporte aventura, como rapel com 75m, boia-cross e trekking. Passar um final se semana com aventura e muita beleza.

Estátua menino da porteira

 

Seria estranho adicionar uma dica de uma estátua ao guia cultural de cidades se não fosse a importância que essa estátua acabou adquirindo.

Uma construção gigante na entrada de uma cidade pequena não deu outra: a estátua ficou tão conhecida que as pessoas passaram a se referir a Ouro Fino como "a cidade da estátua do menino da porteira".

O menino representa bem o imaginário da criança do interior de Minas Gerais e já foi tema de várias canções sertanejas, até mesmo do rei do estilo, Sérgio Reis. Quem é que não conhece aquela letra que começa mais ou menos assim "toda vez que eu viajavaaa, pela estrada de Ouro Fino.... de longe eu avistava, a figura de um meninoooo...". Não raramente as pessoas cantam esses versos enquanto tiram fotos na frente do monumento.

O menino de 10 metros de altura e 16 de largura acabou virando tema de diversos eventos que acontecem anualmente na cidade, alguns exemplos:

- Festa do Peão Menino da Porteira e Feira Agropecuária e Industrial de Ouro Fino - em julho

- Trilha Menino da Porteira de Jipeiros, Gaioleiros e Motoqueiros - em agosto

- Festival de Música Sertaneja - Troféu "O Menino da Porteira"- em outubro

- Corrida Rústica Menino da Porteira - em dezembro